No dia 9 de Abril de 2021 inaugurou, na Galeria Ocidental do Museu Nacional de Arqueologia a exposição internacional Ídolos. Olhares Milenares/Idolos. Miradas Milenarias, comissariada cientificamente por Primitiva Bueno Ramírez e Jorge A. Soler Díaz, com projeto museológico e museográfico de Angel Rocamora e conceção gráfica de Luis Sanz.
Esta exposição, a última a ser apresentada na Galeria Ocidental do MNA antes do encerramento do Museu para obras de remodelação no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), mostrava, de forma muito detalhada, como as comunidades agro-pastoris dos Centro/Sul de Portugal e Espanha, com recurso a diferentes materiais representaram gráfica e artisticamente o corpo humano, recordando antepassados, criando linhagens e imaginando divindades.
A mostra, que incorporava bens culturais de entidades emprestadoras de Portugal e Espanha, esteve patente primeiramente no MARQ-Museo Arqueológico Provincial de Alicante, de onde transitou para o Museo Arqueológico Regional de la Comunidad de Madrid e finalmente, de 9 de Abril de 2021 até 17 de Outubro do mesmo ano, para o Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa.
Atualmente está em estudo uma nova parceria ibérica que permita que a exposição Ídolos. Olhares Milenares/Idolos. Miradas Milenarias tenha uma nova apresentação, desta feita no Museu de Huelva, por ocasião da celebração do seu 50.º aniversário.
Para informações adicionais e muito mais detalhadas sobre esta magnífica exposição consultar o link abaixo:
♦ https://www.museunacionalarqueologia.gov.pt/?p=8813