Encontra-se a decorrer na Biblioteca Nacional a Conferência de Encerramento da exposição Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa 1922-1939 por José das Candeias Sales e Susana Mota.
Simultaneamente assinala-se hoje o 100.º aniversário da morte de George Edward Stanhope Molyneux Herbert, mais conhecido como Lord Carnarvon, financiador da expedição liderada por Howard Carter, da qual resultou a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon, no dia 4 de Novembro de 1922, no Vale dos Reis.
Lord Carnarvon era colecionador de artefactos do Antigo Egito e dirigiu-se àquele país com a intenção de realizar campanhas de escavação para enriquecer seu acervo. Tendo percebido a necessidade de ter um especialista na área consultou Gaston Maspero, diretor-geral das escavações e das antiguidades do Egito, que lhe indicou o arqueólogo Howard Carter.
Com recurso à sua riqueza, Lord Carnarvon financiou várias campanhas de Howard Carter, as quais ampliaram a sua coleção de artefactos egípcios. Contudo Carter tinha o sonho de descobrir, os túmulos de dois faraós, da XXVII dinastia, Akhenaton e Tutankhamon, e convenceu-o a financiá-lo.
A busca iniciou-se em 1917 e prolongou-se por cinco anos, sem sucesso, até que, em 4 de Novembro de 1922, se descobriu o túmulo, inviolado, do faraó.
A morte de Carnarvon, no dia 5 de Abril de 1923, deu início a uma teoria fantasiosa de uma “Maldição da Múmia”, que ainda nos dias de hoje tem adeptos em certos círculos. Contudo, o seu passamento não tem nada de misterioso ou esotérico.
Um estudo da conceituada revista médica The Lancet concluiu que a morte de Carnarvon foi resultado de uma pneumonia que sobreveio a erisipela facial (uma infecção estreptocócica da pele e tecido mole subjacente). A pneumonia foi considerada apenas uma das várias complicações, decorrentes da infeção progressivamente invasiva, que acabou resultando em falência de múltiplos órgãos: COX, Ann M. - The death of Lord Carnarvon". The Lancet, 7 de junho de 2003.
A título de curiosidade, o Castelo de Highclere, residência de Lord Carnarvon, situado na cidade de Highclere, no condado de Hampshire, na Inglaterra, foi usado como o principal local de filmagem da série britânica Downton Abbey. Além dos exteriores, o grande salão, a sala de jantar, a biblioteca, a sala de música, a sala de estar e vários dos quartos localizados no interior também foram utilizados nas filmagens.