Museo Arqueológico y Paleontológico da Comunidad de Madrid (MAR)
O Museu Nacional de Arqueologia foi uma vez mais convidado pelo Museo Arqueológico y Paleontológico da Comunidad de Madrid (MAR), em Alcalá de Henares, a participar numa importante exposição através da cedência temporária de um conjunto de bens culturais (BC’s) da sua colecção.
Trata-se da exposição Los últimos dias de Tarteso, e o MNA estará presente através de 12 BC's que integram a sua colecção (9 BC’s de ourivesaria arcaica e 3 estelas da escrita do Sudoeste).
Os bens culturais da colecção do MNA são provenientes de sítios arqueológicos identificados nos concelhos de Almodôvar, Guimarães, Lagos, Moura, Ourique e São Pedro do Sul, realidade que nos importa sempre sublinhar.
Convém assinalar que o Museu Nacional de Arqueologia foi o único Museu português convidado a integrar o conjunto de 9 Museus Arqueológicos (Nacional de Madrid, Córdova, Cáceres, Carmona, entre outros) e outras instituições que cederam coleções que permitem ilustrar o tema em questão.
Esta cedência temporária de bens culturais para mais uma importante exposição insere-se numa política mais vasta de internacionalização das coleções nacionais e de diplomacia cultural e científica, a qual tem permitido que as coleções de referência sejam apresentadas em importantes Museus, na Península Ibérica, em diálogo com outras coleções, o que permite, por um lado enriquecer sobremaneira o repertório de exposições temporárias, tanto em Portugal como em Espanha, como, por outro, garantir a edição de catálogos temáticos mais completos do ponto de vista do corpus apresentado, constituindo-se obras de síntese que nos apresentam o “estado da arte” para diferentes períodos.
Com o MAR foram realizadas no passado recente algumas profícuas parcerias que é interessante aqui recuperar:
Desde logo, a apresentação no MNA, entre 12 de Abril e 29 de Setembro de 2019, da Pátera de Titúlcia. Trata-se de uma peça de ourivesaria cerimonial (prato para libações rituais) único, datado entre a segunda metade do século IV e o século III a.C., proveniente do povoado pré-romano de Carpetano de Titúlcia, município na província e comunidade autónoma de Madrid.
No quadro do desejável princípio da reciprocidade que a Lei estabelece e as boas práticas recomendam, o MNA participou nos mesmos meses, entre 9 de Abril a 29 de Setembro de 2019, na exposição ¡Un brindis por el Príncipe! El vaso campaniforme en el interior de la Península Ibérica, que o MAR apresentou e que contava com 20 bens arqueológicos do MNA, designadamente 1 vaso campaniforme, 5 taças campaniformes, 5 fragmentos de taça campaniforme, 3 brincos de ouro, 2 espirais de ouro, 2 aros de ouro, 1 diadema e 1 braçal de arqueiro, ambos de ouro, provenientes dos concelhos de Estremoz, Palmela, Torres Vedras e Vila Nova de Cerveira.
Exemplo de uma parceria a todos títulos digna de registo, também com o MAR, foi a possibilidade de apresentar no Museu Nacional de Arqueologia entre 9 de Abril e 17 de Outubro de 2021, após indispensável reprogramação e juntando um conjunto significativo de Museus e outras instituições portugueses de referência, a exposição internacional Ídolos. Olhares milenares / Ídolos. Miradas milenarias / Idols. Millennial gazes, organizada pelo consórcio constituído pela Fundación CV-MARQ e pelo Museo Arqueológico de Alicante (MARQ) e pelo Museu de Alcalá de Henares e que, brevemente, poderá ter uma nova apresentação, desta feita no Museo de Huelva, no âmbito das comemorações do 50.º aniversário. Esta iniciativa constituirá mais uma oportunidade para o MNA dar continuidade à colaboração com estes Museus de Espanha.
Realçamos que a participação na exposição internacional Los últimos días de Tarteso constituiu um bom exemplo, do tipo de iniciativas em parceria que desejamos realizar durante o período de encerramento do MNA para a realização da intervenção prevista no âmbito do PRR, e que permitirá que a coleção arqueológica de âmbito nacional e de referência se possa apresentar, em várias instituições, em Portugal e no estrangeiro, no âmbito de diferentes projetos, de modo a que o MNA continue a cumprir um dos pilares da sua missão que consiste em garantir o acesso do público às coleções.
Oportunamente daremos mais pormenores da expedição dos bens culturais para Madrid, da montagem da exposição e da inauguração prevista para o próximo dia 28, bem como das iniciativas que a mesma proporcionará.