O Livro de Pantuns do Museu Nacional de Arqueologia encontra-se a ser referenciado internacionalmente em blogues e artigos científicos.
Relembramos que este manuscrito asiático com 300 anos, contendo uma coleção de poemas em malaio e crioulo malaio-português, foi recentemente encontrado no Museu Nacional de Arqueologia, de Lisboa e foi publicado, pela primeira vez, em edição integral pela Imprensa Nacional. A edição é constituída por uma reprodução fac-similada do manuscrito, acompanhada de edição diplomática, tradução em três línguas, estudos históricos, literários e linguísticos e notas de comentário ao texto do manuscrito.
A edição foi levada a cabo por uma equipa internacional de especialistas de línguas e culturas do Sueste Asiático, coordenada pelos professores Ivo Castro e Hugo Cardoso, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, e formada ainda pelo professor australiano Alan Baxter e pelos professores neerlandeses Alexander Adelaar e Gijs Koster. Os trabalhos da equipa decorreram entre 2019 e 2022.
♦ Podem-se ler os artigos aqui:
►British Library | A book of Malay pantuns from Portugal
►BRILL | Livro de Pantuns, um Manuscrito Asiático do Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa