National Geographic | Portugal
Saiu na National Geographic do mês de Agosto, um artigo da autoria de Hugo Marques, dedicado às Ruínas de Milreu.
Lembramos que o Museu Nacional de Arqueologia tem no seu acervo peças arqueológicas desta "villa", escavada inicialmente por Estácio da Veiga, que aqui deram entrada, em 1894, das quais salientamos o busto de Dioniso e a célebre cabeça feminina (classificados como bens de interesse nacional (BIN).
Recordemos também que os bustos de Adriano e Agripina, da sala do mosaico romano do Museu de Faro, foram classificados como conjunto de interesse nacional e reconhecidos como Tesouro Nacional, na reunião do Conselho de Ministros de dia 9 de dezembro de 2021.
O busto de Agripina, mãe de Nero e mulher de Cláudio, datado do século I d. C. e possivelmente importado de Itália, é um dos 9 exemplares em toda a Hispânia, assim como Adriano, escultura do mesmo período e de oficinas italianas, muito rara em ambiente privado. Descobertos em 1966, junto ao peristilo de Milreu, em Estoi, fruto de uma ação de limpeza da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, são retratos de uma excelente qualidade, indiciando o gosto e importância dos seus proprietários.
Também proveniente de Milreu é o busto de Galieno, que foi objeto de classificação, e que pode ser visitado no Museu Municipal Dr. José Formosinho (Museu Regional de Lagos).