EXPOSIÇÃO NO MUSÉE SAINT-RAYMOND - 13 MAIO > 30 OUTUBRO 2022 - TOULOUSE
Inaugura amanhã no Musée Saint-Raymond, em Toulouse a exposição Le Mystère Mithra. Plongée au cœur d’un culte romain, que poderá ser visitada entre, 14 de Maio e 30 de Outubro de 2022. Como noticiámos anteriormente - ver aqui - nesta mostra estará exposto, entre outras peças, o original do baixo-relevo mitraico proveniente de Troia, descoberto em 1925. Esta cedência temporária ao Museu de Arqueologia Toulouse resulta da excelente colaboração entre os proprietários da peça e os museus envolvidos, com a mediação da investigadora Filomena Limão.
Mármore de Estremoz. 2.º - 3.º séculos. Tróia, Grândola (Portugal) - Caetobriga, província da Lusitânia. Coleção particular do Sr. José Narciso e família, Lisboa (Portugal).
Foto: ©DGPC/MNA. José Paulo Ruas, 2022
Neste espantoso relevo quebrado, apresentado ao público pela primeira vez, reconhecemos, à esquerda, um pedaço da tauroctonia de que resta apenas a figura de Caupates, a extremidade de uma das pernas do touro, bem como a busto de Luna (Lua). O painel direito representa o banquete que reúne Hélios (Sol) e Mitra.
As duas divindades estão aqui, como deveria ser para uma refeição de convívio na antiguidade romana. Sua aliança é expressa pela mão direita de Mitra, apoiada no ombro de seu novo acólito. Sol é caracterizado pelo nimbo radiante (disco de luz que indica seu status divino). Uma cobra, símbolo positivo, vem beber de um grande vaso tipo cratera.
Antes de partir para Toulouse, a peça foi objeto de uma ação de conservação, por parte das técnicas do Laboratório de Conservação e Restauro do Museu Nacional de Arqueologia.