18 de ABRIL de 2022
Como foi largamente noticiado, por Despacho n.º 32/2022, do Director-Geral do Património Cultural, foi determinado o encerramento ao público do Museu Nacional de Arqueologia, a partir de dia 18 de abril de 2022, no âmbito das obras de reabilitação e restauro do edificado que permitirá o crescimento exponencial da área expositiva do Museu, previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O dia escolhido recaiu sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO em 1983. Com esta efeméride pretende-se sensibilizar os cidadãos para a diversidade do património, bem como para a sua proteção e valorização. Dia livre e pleno de atividades direcionadas para o público que nos visitou e que terminou com a apresentação do livro Memórias da Praia de São Torpes a lembrar a exposição homónima que esteve patente no Museu Nacional de Arqueologia, entre os dias 19 de julho de 2016 e 4 de março de 2017.
O livro Memórias da Praia de São Torpes Incluiu os textos do seu coordenador, Ricardo Estevam Pereira, e tem contributos de 13 autores: Luísa Bruno, Vítor Serrão, Isabel Inácio, Paulo Almeida Fernandes, Virgílio Hipólito Correia, Maria José Botelho, Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva, Deolinda Folgado, Rui Mendes, José António Falcão, Ana Labarta e Carlos Fabião, Diretor da Uniarq - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e que gentilmente teve a seu cargo a apresentação do mesmo.
Parafraseando Cícero: A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos. No MNA somos tudo isto e esperamos voltar a acolher-vos quando reabrirmos novamente para continuarmos a construir memórias.
Até lá poderá continuar a acompanhar-nos aqui: