Inauguração | Museu Municipal Carlos Reis | 08.07.2024
O Município de Torres Novas inaugurou, no dia 8 de julho, o Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila, do Museu Municipal Carlos Reis, em que se expõe, pela primeira vez, o crânio humano fóssil com 400 mil anos, encontrado na Gruta da Aroeira.
O crânio humano fóssil conhecido como "ARO 3" foi descoberto em 2014 e é um dos fósseis humanos mais antigos do ocidente europeu. A sua excecionalidade é reforçada pela sua datação e pelo seu contexto ecológico e tecnológico, que permitiram o estudo multidisciplinar dos utensílios usados, dos animais caçados e dos vestígios do uso do fogo, um dos exemplos mais antigos do controlo desta tecnologia pelo Homem.
Após um programa internacional de trabalhos de investigação e publicação, este crânio foi depositado no MNA pelo Professor João Zilhão, responsável científico pelo projeto que decorre há 36 anos no sistema cársico do Almonda, e regressa agora a Torres Novas.
O fóssil original encontra-se patente na exposição temporária, dedicada à investigação no sistema cársico do Almonda, e a réplica está na exposição de longa duração, que apresenta uma detalhada síntese sobre a ocupação humana no concelho de Torres Novas, desde a Pré-História Antiga até ao final da Idade Média.
O Núcleo de Arqueologia - Cerca da Vila tem como missão salvaguardar, divulgar e valorizar o património arqueológico do concelho, e recebeu, entre outros, um financiamento do programa PROMUSEUS da Rede Portuguesa de Museus /Museus e Monumentos de Portugal, EPE.