23 abril 2024
ENERGIAS. PERPÉTUO MOVIMENTO, uma exposição que resulta do encontro entre o Museu Nacional de Arqueologia e o MAAT Central, e que proporciona ao público o contacto com a coleção do MNA, num momento em que este se encontra encerrado para executar o PRR. Uma exposição que só com a energia do público fica completa, porque o compromisso de remodelar integralmente um Museu e de, ao mesmo tempo, continuar a comunicar a Arqueologia só é realizável com a cumplicidade de todos: equipa do MNA, e do público que em nós confia e nos visita e apoia por diversas formas. Uma exposição que, inserida na comemoração dos 50 anos do 25 de abril, celebra a liberdade criativa e o engenho que fez a humanidade evoluir desde tempos pré-históricos, através da capacidade de aproveitar, manipular e potenciar os recursos naturais.
O diálogo entre os mais de 150 bens culturais da coleção do MNA e do MAAT Central provam a beleza imprevista do património arqueológico e industrial. Porque também há beleza na invenção de instrumentos e maquinarias com que o homem amplia o seu movimento, fazendo-se “completo como uma máquina” (Ode Triunfal, Álvaro de Campos, 1914).
Entre muito público presente, nomeadamente ligado à Arqueologia, a inauguração contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro; do Administrador da Fundação EDP, Miguel Coutinho; do Presidente da Administração da Museus e Monumentos de Portugal, EPE, Pedro Sobrado, e dos Diretores das instituições parceiras João Pinharanda (MAAT) e António Carvalho (MNA).
"Energias. Perpétuo Movimento", até 7 de outubro, no MAAT Central.
Uma parceria Fundação EDP/MAAT e Museus e Monumentos de Portugal, EPE/MNA.