A Museóloga Marília Xavier Cury, investigadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, havia prometido em entrevista concedida à jornalista Christiana Alves Martins (Expresso, 8 de Dezembro de 2022) que viria ao Museu Nacional de Arqueologia no início de 2023, antes de regressar ao Brasil, para ver a panela dos Kaingang recolhida pelo etnógrafo Sílvio Tibiriçá de Almeida que Ana de Castro Osório, prima de José Leite de Vasconcelos, lhe enviou de São Paulo, em 1913.
Ontem e hoje cumpriu!
Poderá agora, no regresso ao Brail explicar de viva-voz aos representantes da comunidade, que também tem um Museu denominado Worikg, o que observou como investigadora e mediadora cultural.
A visita de estudo enquadra-se no processo de trabalho do Projecto de investigação TRANSMAT, dirigido por Elisabete Pereira, do Instituto de História Contemporânea da NOVA-FCSH/Universidade de Évora - IN2PAST, e que a Marília Xavier Cury também integra como consultora internacional. O MNA foi convidado para pertencer juntamente com o Museu Santos Rocha, da Figueira da Foz.
No MNA a Professora Marília Xavier Cury não só irá contribuir para a descrição precisa do objecto e do seu papel no contexto a que pertencia no quotidiano da comunidade, contribuirá para aproximar do MNA a comunidade Kaingang, com a qual trabalha em estreita ligação, para que se estabeleça no futuro o contacto próximo com a comunidade indígena. O MNA deseja ainda que a comunidade dos Kaingang tenha conhecimento de que o bem cultural está em Lisboa e pretende ouvi-los sobre este bem.
Este bem cultural, seleccionado no âmbito do Projecto TRANSMAT para um estudo integral do seu significado e biografia, está incluído na campanha de conservação em curso, pois o MNA, no espírito da Lei-Quadro dos Museus Portugueses, tem como uma das missões primordiais cuidar e inventariar em permanência dos bens que integram as colecções e que residem neste Museu Nacional.
Legenda da fotografia, da esquerda para a direita | Patrícia Batista, responsável do serviço inventário e Coleções do MNA, António Carvalho, diretor do MNA, Marília Xavier Cury, professora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, Brasil (MAE-USP), Elisabete Pereira, investigadora responsável do projecto Transmat, universidade de Évora, Jorge Rivera, investigador Transmat, universidade de Évora e Maria Figueira, bolseira FCT TRANSMAT