O Musée Saint-Raymond, o Museu de Arqueologia de Toulouse, já dedicou várias exposições aos principais temas da Arqueologia antiga. Em 2022, convidou o visitante a conhecer o deus romano Mithra. Mithra foi de fato objeto de um culto muito surpreendente no Império Romano entre os séculos I e V.
Desconhecido do público em geral, desafia especialistas há mais de um século. Mas, nas últimas décadas, a Arqueologia e o reexame de fontes antigas tornaram possível desmantelar certos estereótipos.
A exposição permite-nos voltar às origens orientais de Mithra, penetrar no coração dos santuários que lhe são dedicados, conhecer os seus seguidores e questionar as condições do desaparecimento do culto.
O Museu Nacional de Arqueologia teve um papel preponderante nas ações de conservação, por parte do seu Laboratório de Conservação e Restauro, da placa de Mithra de Tróia (Grândola, Portugal), pertencente à coleção privada de M. José Narciso e Família, para a sua inclusão, pela primeira vez, numa exposição internacional.
A exposição Le mystère Mithra. Plongée au cœur d'un culte romain (O Mistério de Mitra. Mergulhe no coração de um culto romano) esteve patente no Museu Saint-Raymond entre de 13 de maio e 30 de outubro de 2022. Seguindo para o Archäologisches Museum Frankfurt de 19 de novembro de 2022 a 15 de abril de 2023.
Nesta publicação poder-se-á ver a capa do catálogo que acompanha a exposição, assim como, duas fotografias do processo de conservação da mencionada placa de Mithra.