Livro dos Pantuns
O jornal Público, na sua edição de ontem, deu destaque à notícia da descoberta nos reservados de José Leite de Vasconcelos, em 2018, do Livro dos Pantuns, um manuscrito asiático com 300 anos, contendo 11 poemas inéditos numa variedade de malaio e num crioulo de base portuguesa.
Este manuscrito vai ser agora publicado pela primeira vez em edição integral pela Imprensa Nacional. A edição é constituída por uma reprodução fac-similada do manuscrito, acompanhada de edição diplomática, tradução em três línguas, estudos históricos, literários e linguísticos e notas de comentário ao texto do manuscrito.
A edição foi levada a cabo por uma equipa internacional de especialistas de línguas e culturas do Sueste Asiático, coordenada pelos professores Ivo Castro e Hugo Cardoso, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, e formada ainda pelo professor australiano Alan Baxter e pelos professores neerlandeses Alexander Adelaar e Gijs Koster. Os trabalhos da equipa decorreram entre 2019 e 2022.
A cerimónia de apresentação pública decorrerá no próximo dia, 19 de julho, pelas 18h00, no edifício da Biblioteca da Imprensa Nacional, na Rua da Escola Politécnica, n.º 135, Lisboa.
Notícia completa em:
♦ Público | Manuscrito asiático com 300 anos redescoberto em Lisboa